segunda-feira, 14 de junho de 2010

GANGBANG - Temporada 1 - Episódio 1



Blogspot Oficial com todos os episódios: http://trintaeumgangbang.blogspot.com/

Solidão Cósmica


Se tudo é razão e explicações casuais, se tudo pode ser compreendido através de mecanismos e teorias, onde ficam as emoções que sentimos, a dor e o desespero da perda, a nossa capacidade de amar, de errar e perdoar? O que a ciência pode fazer para dissipar nossos medos existenciais?
Talvez a maior injustiça dessa caracterização da ciência seja a noção de que uma descrição naturalista da existência - em contraste com uma descrição baseada em interferências sobrenaturais - é destituída de magia e encanto. Muitos cientistas famosos responderam com eloquência em seus livros e escritos a esse ataque: Carl Sagan, Edward O. Wilson, Richard Dawkins, Jacob Bronowski e Albert Einstein, para citar apenas alguns. É verdade que a ciência não promete vida eterna ou virgens no Paraíso. Também não aceita a existência da reencarnação ou de fantasmas e espíritos. Mesmo dentro do mundo natural, sabemos que a ciência jamais terá todas as respostas, que nossa descrição do mundo baseada na verificação empírica de hipóteses, jamais será completa. (...) Aceitar os limites da ciência é aceitar os limites do conhecimento humano, um passo fundamental em direção a uma nova postura de humildade perante a Natureza. (...)

Existir em um cosmo sem objetivo, ter surgido por acaso, é ainda mais significativo do que ter surgido como resultado de um plano misterioso: afinal, se nossa existência é acidental, somos um evento raro e não consequência de um ato premeditado que, presumivelmente criou outras criaturas inteligentes pelo cosmo afora. Por sermos raros somos preciosos. E é por isso que precisamos lutar juntos pela nossa sobrevivência. Durante milênios acreditamos que somos criaturas escolhidas de Deus, que estamos aqui por uma razao sobrenatural e que, portanto, estamos salvos de uma destruição final (se bem que, no Antigo Testamento, chegamos perto). Esse tipo de atitude, que somos escolhidos dos deuses, protegidos por guardiões celestes, convenientemente transfere a responsabilidade que temos pela nossa sobrevivência para entidades sobrenaturais. Ao contrário, a menos que aceitemos a fragilidade da vida na Terra e nossa solidão cósmica, jamais agiremos para preservar o que temos. E as consequências disso podem ser irreversíveis."

Trecho de "Criação Imperfeita" de Marcelo Gleiser
Imagem: Nebulosa de Helix, conhecida como "Olho de Deus"